Eis que faço uma pequena pausa no tema da Abominação da desolação para falar de três livros que ganhei do meu pároco. Parece que alguém presenteou a paróquia com os três últimos livros dessa coleção acima (na foto), indicando fazer uma rifa, mas ele preferiu dar de presente a alguém que goste de ler, e fui quem ele escolheu, não sei ainda se para minha felicidade ou tristeza.
São três livros grossos mas que me vieram no meu início de férias, então, por que não dar uma olhadinha? Estou ainda na página 54 do livro III (são 630), mas já dá pra fazer alguns comentários iniciais.
A coleção é "O dom de sabedoria na mente, vida e obra de Plinio Correia de Oliveira" e o livro III tem como tema: "Configura-se a missão". O autor da obra é o Monsenhor João Scognamiglio Clá Dias. O Dr. Plinio é o fundador da TFP (Tradição, Família e Propriedade), um grupo Católico Tradicional; Monsenhor Clá Dias é o fundador dos Arautos do Evangelho, um grupo dissidente da TFP. Já ouvi muito falar de Dr. Plinio, mas quase sempre não foram coisas boas, pois as informações que eu tinha vinham da Associação Cultural Montfort, cujo fundador (Professor Orlando Fedeli) veio da TFP também, porém, ao sair tornou-se um crítico feroz desta. O professor Orlando chegou a denunciar que na TFP, em seus círculos mais internos, havia um delirante culto a Dr. Plinio e a sua mãe, dona Lucilia, até mesmo adotavam o nome de "sempre viva" (se não me engano), agindo como uma seita secreta dentro da TFP. Nunca investiguei e nem me importei com isso, já que nunca me interessei pela TFP, a não ser historicamente, sendo inegável um papel importante de Plinio Correia de Oliveira na liderança católica brasileira no século XX.
Em relação às poucas páginas que li, nota-se uma admiração extraordinária de Monsenhor Clá Dias pelo Dr. Plínio. Tenho pessoas que eu admiro na minha caminhada, como meu irmão mais velho Wilton (que é membro da comunidade Shalom), Marcelo Soares (cantor e membro da comunidade servos da Divina Misericórdia), Bráulio e Elaine (casal aqui da paróquia Nossa Senhora da Glória), Yan e Denise (casal de Congregados Marianos aqui da paróquia). Esses entre os que eu conheço pessoalmente. Também foram importantes para mim o padre Jonas Abib (comunidade Canção Nova), o cantor Martin Valverde, a cantora Kelly Patricia, entre outros, e atualmente o padre Paulo Ricardo tenho muita admiração e respeito. Mas nada se compara à admiração que Mons. Clá demonstra a Dr. Plinio. Ele o tem quase como se fosse Jesus! Ou um grande santo! Vejam esse texto:
"Mons. João Clá Dias, autor dessa obra, nasceu...chegado à fase da adolescência, vivia ele uma autêntica tragédia interior por perceber a degradação da sociedade...ele desejava muito encontrar uma pessoa boa e desinteressada. Não era possível que o universo se sustentasse sem alguém assim. Por uma ação da graça, tinha certeza absoluta de existir um homem que fosse PERFEITO, JUSTO, GRANDIOSO, CAPAZ DE MUDAR A FACE DA TERRA, junto ao qual houvesse um grupo de pessoas...no primeiro dia da novena de Nossa Senhora do Carmo, no ano de 1956, descobriria quem era essa homem: PLINIO CORREIA DE OLIVEIRA, a cujo lado se colocaria desde aquele momento para servir à Santa Igreja Católica" (orelha da capa e contra-capa).
Leia novamente os atributos acima dados pelo autor. Eu comecei a ler e pensei que ele falaria de JESUS, mas estava se dirigindo ao fundador da TFP. Dr. Plinio é canonizado pelo autor e realmente me pareceu de uma maneira bem exagerada. Porém, quem conheceu pessoalmente a ele foi o autor e não eu. Em relação à obra do Monsenhor, os Arautos do Evangelho, conheço a revista que eles publicam (não sei com quanta regularidade) e posso dizer que as edições que já li foram excelentes (é só o que posso dizer).
Agradeço ao padre Valnei pelo presente e tentarei nessas férias continuar a ler (é uma obra enorme, mas o interesse histórico mantem-me motivado). Havendo novidades sobre a obra, boas ou ruins, venho publicar aqui.
Não por acaso estarão aí abaixo links para três livros, um de Monsenhor Clá sobre Fátima, um do professor Orlando sobre a TFP e o terceiro o famoso "Revolução e Contra revolução", do Dr. Plínio (só que em inglês).
Nenhum comentário:
Postar um comentário